8.19.2007

Plot Point

Um Festival de Vexames



O Festival Balzaquiano de Gramado chegou ao final. Ontem à noite, foram entregues os prêmios da competição. O grande vencedor foi o documentário “Castelar e Nelson Dantas no País dos Generais”, de Carlos Prates. O prêmio foi uma surpresa para todos, afinal o favorito era “Deserto Feliz”, de Paulo Caldas. Contudo, o bafafá causado pela escolha de “Castelar...” como melhor filme foi pequeno em relação aos comentários sobre os problemas técnicos que aconteceram durante o festival.

A organização deste ano visou recuperar o prestígio do festival gaúcho de cinema, perdido já faz alguns anos. Para isso, foi diminuído o número de globais passeando pelo tapete vermelho. A comissão técnica de José Carlos Avellar e de Sérgio Sanz selecionou filmes autorais, que representassem uma parte do que tem sido produzido no cinema de toda a América Latina. Tudo em prol do desenvolvimento da boa cultura do audiovisual.
O tapete vermelho ficou morno, sem muita badalação de famosos. O público que ficava em pé, esperando por uma foto com artistas, debandou por quase toda semana. Apenas no último dia é que apareceram em massa artistas da Globo. Durante a semana, só foi possível ver no tapete um ou outro ator de “Malhação” ou um ex-Big Brother. À primeira vista, parecia mesmo que o festival quer ser levado a serio.


O que atrapalhou o objetivo dos organizadores foram os problemas técnicos de exibição dos filmes da mostra competitiva. Na primeira noite, dia 12, o diretor de "Valsa para Bruno Stein", Paulo Nascimento, recebeu desculpas de Avellar, organizador do festival, por seu filme ter sofrido com a projeção. “Valsa...” teve atacados sua fotografia e seu som na projeção.


No dia seguinte, a cópia em 35 mm do filme argentino “Cocalero”, de Alejandro Landes, não chegou a tempo a Gramado, o que obrigou a sua exibição ser em uma cópia em DVD de baixa qualidade, com selos d’água anti-pirataria. José Carlos Avellar disse, a princípio, que o que o público estava vendo dentro da sala de cinema era, sim, o filme, em 35 mm. Após alguma insistência da repórter Clarissa Londero, ele afirmou que a lata do filme havia ficado presa na alfândega em São Paulo, mas continuou dizendo que a exibição era em película.

Na terça-feira, 14, dia seguinte, a assessoria de imprensa publicou uma nota no site do festival, dizendo que: “A obra só chegou para a Comissão Organizadora em Gramado, apenas às 19h40min do dia 13/8” – sendo que o horário de exibição era às 19h.


Na mesma noite da segunda-feira, o diretor de “Olho de Boi” parou a exibição de seu filme logo no início. Em seguida, ele entrou na sala de cinema informado aos berros que pediu para que interrompessem a exibição porque a “janela” estava errada. A “janela” enquadra a película, inserindo barras de segurança no filme. Com ela, elementos que foram filmados no material bruto não aparecem para os espectadores – como, por exemplo, um microfone, que é escondido pelas “barras de segurança” da janela. Após o recomeço do filme, a sessão continuou normalmente.

Durante o resto da semana, quase todos os dias, o Palácio dos Festivais foi palco para o vexame. “Cobrador”, de Paul Leduc, foi exibido fora de foco. Nos bastidores, o público, críticos de cinema e outros cineastas já até faziam piadas sobre o projetor do cinema. Durante o debate sobre os filmes, na manhã seguinte, a organização pediu desculpas formais aos cineastas, reconhecendo que problemas desta ordem prejudicam a fruição de uma obra audiovisual.

“Problemas como esse acontecem em todos os festivais”, disse o diretor Rudi Lagemann, vencedor do ano da edição do ano passado, com o filme "Anjos do Sol". Filmes que não chegam a tempo é um caso comum em festivais como esse. O que é incomum é acontecer tantos erros como aconteceram esse ano em Gramado.


Com todos esses contra-tempos técnicos, a atenção foi desviada dos filmes-arte escolhidos para o 35º Festival de Gramado. Ou então os filmes não encantaram o público, o que pode ser percebido pelo grande número de acentos vagos nas exibições, enquanto o saguão da sala de cinema do Palácio estava lotado. Apenas o filme “Condor”, de Roberto Mader arrancou alguma reação da platéia: aplausos. Os únicos aplausos da semana que valeram o esforço.




PS.: Um vexame não-técnico

Durante a entrega da premiação da Mostra Competitiva de Curtas Gaúchos, José de Abreu, o apresentador da cerimônia, estava bastante alegre, tecendo comentários ácidos sobre a Assembléia Legislativa – a patrocinadora do prêmio. Um pouco antes, ele também estava alegre pelo saguão do Palácio, dizendo que o Festival de Gramado estava “morto”.




Vinícius Silva França

4 comentários:

de click em click disse...

Pois é, o Zé de Abreu merecia um kikito também...

Lucas.

Anônimo disse...

morto como o click em click. =T

Anônimo disse...

black lesbians playing wiht pussy amateur lesbians free lesbian anal pics indian teen lesbian video dump candice michelle lesbian action lesbian belly lick glamour lesbian movie

Anônimo disse...

cute lesbian babes fucking with dildo cat cora lesbian amateur college lesbian pictures feet lesbians tickling lesbian and straight women candace michelle lesbian video hot lesbians dildos