6.25.2007

Plot Point

Notícia Fria


No última dia 21 começou o inverno. E é óbvio que os telejornais não perderiam uma das suas pautas mais clássicas: a mudança da estação. Imagens dos gaúchos – e forasteiros como eu – se agasalhando pela cidade e imagens dos termômetros das ruas marcando baixas temperaturas invadiram os jornais locais. Além de ser uma pauta batida ao cubo, os nossos colegas jornalistas devem ter esquecido que o inverno começou já faz muito tempo.

O telespectador do Jornal do Almoço pode ter estranhado a edição do dia 21. Boa parte do programa foi reservada a esse assunto. A meteorologia prevê, sim, um inverno rigoroso, principalmente no período entre a segunda quinzena de julho e o mês de setembro. Mas o que isso tem de novo?

Desde de maio deste ano, o Rio Grande do Sul vem sofrendo com as fortes ondas de frio. Segundo a Metsul Meteorologia, foram índices muito abaixo da média. O causador dessa onde interminável de frio é o resfriamento do Pacífico, causado pelo fenômeno que todos conhecem das aulas de geografia: La Niña. Assim, toda a região do Conesul vem sendo afetada há tempos pelas chegadas de massas de ar polares, derrubando as temperaturas dos termômetros.

Ou seja, há mais de dois meses que Porto Alegre inteira tira os casacos do fundo do armário, sente o vento frio no rosto quando caminha pelas ruas e dorme enrolada em colchas grossas. O frio não é notícia quente. O “calor” da semana passada não é desculpa, afinal ele se restringiu a dois ou três dias: não deu nem para os porto-alegrenses se acostumarem com o sol.

Se era para falar de frio numa notícia fria, que publicassem uma foto como essa ao lado, com uma legenda assim: “ah, que saudades do verão”. Pelo menos nos faria pensar quanto tempo faz que não vemos nossas pernas desnudas passeando pelo Brique da Redenção.





Nota pessoal: Essa, eu não entendi. Juro que, quando tiver mais tempo, vou tentar entrar em contato com a redação da RBS para perguntar: “Oi, por que vocês noticiaram a chegada do inverno como se fosse o evento mais importante do ano?”. Juro.




Vinícius Silva França,
que pede desculpas pelo trocadilho infame, mas não pode resistir.

5 comentários:

Anônimo disse...

não foi só tu que não entendeu.
Pior que a RBS ainda foi o jornal da Band, dizendo ontem "finalmente chegou o atrasado inverno" ou algo do gênero.

AH, PÁRA, né!

eu congelando faz semanas e eles se fresqueando com o inverno. Certo que anda faltando pauta pros jornais locais, CERTOOOO.


maaaaas, muito legal a foto do post, quem tirou?


bejo da amaral.

Anônimo disse...

baita texto :T
e perdôo pelo trocadilho :*

de click em click disse...

Pois é. Imagino o cara que assina o jornal e que vai pegá-lo de manhã cedo na frente de casa, todo cheio de casaco, manta e c... a quatro. Aí ele vê na capa: O FRIO CHEGOU. Ó, não me diga... É foda...

Se colocassem as declarações bombásticas de J. Kajuru (ver vídeo no blog!), seria mais coerente em relação a critérios jornalísticos, como a novidade ou o ineditismo. Afinal, se não me engano, inverno tem todo ano, sempre na mesma época.

Ah, e bom texto desse tal Vinícius aí. E só perdôo o trocadilho se os colegas repensarem o trocadilho da "carona da incerteza"...


Lucas.

Anônimo disse...

Não vamos deixar o blog morrer!! mexam-se :)

Anônimo disse...

ou mexamo-nos! hehe