5.08.2007

Um pouco sobre nada

Fait-divers.

Brigadeiro

Ingredientes
1 lata de leite condensado, 1 colher de sopa de margarina sem sal, 7 colheres de sopa de Nescau, chocolate granulado para fazer bolinhas

Preparo
Coloque em uma panela funda o leite condensado, a margarina e o chocolate em pó.Cozinhe em fogo médio e mexa sem parar com uma colher de pau.Cozinhe até que o brigadeiro comece a desgrudar da panela.Deixe esfriar bem, então unte as mãos com margarina, faça as bolinhas e envolva-as em chocolate granulado.

***

Hoje resolvi que finalmente postaria alguma coisa aqui. E postei. Ok, pode ter sido a maior baboseira. Talvez ninguém leia. Mas talvez alguém goste.

O que me leva a pensar que alguém vá se interessar? Provavelmente o fato de que é muito comum ver manchetes idiotas em portais de notícias. Já vi "Ticiane Pinheiro corta o dedo em gravação", "Chupa-cabras é encontrado",e por aí vai.

Isso me fez refletir nos critérios utilizados para transformar um fato em notícia. Aprendemos, durante a graduação, que uma notícia é aquilo que ultrapassa a linha do comum, da rotina. Mas não apenas isso. É o que é relevante, o que merece atenção.

Será que realmente é necessário saber se a Ticiane Pinheiro cortou o dedo durante a gravação da novela e ganhou um Band-Aid da produção? (Sim, me dei o trabalho de ler a história toda). Claro que não! Mas por que, então, foi veiculado? E o pior, como manchete?

Deve ser falta de assunto. Duvido. Deve ser porque isso atrai. Atrai olhares de espectadores que se traduzem em acessos que se transformam em anúncios e no fim de tudo tem dinheiro. Muito.

E é essa mesma lógica que move as emissoras de TV, os jornais, as revistas. Não vou ser radical a ponto de achar que tudo é uma conspiração do capitalismo. Se vende é porque as pessoas querem. E se as pessoas querem... De quem é o problema?

Juliana Wecki

2 comentários:

Anônimo disse...

bah, achei muito boa idéia de colocar a receita no começo. de click em click é criatividade. uauha :D

Anônimo disse...

a pergunta é por que as pessoas querem? não o e daí? de quem é problema....
talvez eu só seja chato!